Frank Douglas nasceu em Manaus, Amazonas. Filho único de mãe solteira, se criou em meio a um conturbado e extremo nível de angústias existenciais, experienciou períodos de vivência física e espiritual profundas e marcantes, o que mudou radicalmente sua vida e a forma de pensar e enxergar o mundo.
Aos 3 anos, após seu pai trair sua mãe, ele e sua mãe foram morar a sós e a partir daí seguiria o que seria uma vida de duro aprendizado e isolamento. Sendo criado praticamente só, onde sua mãe tinha que exercer o papel de pai e mãe trabalhando, ele passava todo o seu tempo sozinho onde, no começo, tinha apenas a companhia de livros e em destaque a Bíblia. Nesta idade já aprendera a ler. Até poder frequentar uma creche de período integral, onde a partir daí iniciava uma vida mais socializada.
Foi crescendo não uma criança comum, criança nascida na escuridão, forjada no sofrimento, endurecida na dor, não uma criança de privilégios; e passando por diversos processos dolorosos como excessos de bullying, vezes na escola, vezes em meio aos parentes onde era constantemente espancado. Tinha visões de lugares sombrios e de pessoas que sempre lhe acompanhavam e das quais sentia pavor; picos de desesperos por sensações e percepções extremas do todo ao seu redor e de coisas que não compreendia como criança, tudo devido à sua alta sensibilidade. E em meio a todo este processo e vivência, sempre buscou o conhecimento a partir de livros, observações de pessoas e seus comportamentos, religiões e culturas diversas, para conhecer a si e aos acontecimentos que permeiam a vida sem que a maioria das pessoas percebam. Compreender o mundo, a mente e o comportamento humano se tornou parte de sua vida.
Por conta das diversas agressões físicas sofridas e agressões emocionais como a taxação constante como retardado na escola, entre amigos e parentes, buscou, aos 10 anos, nas artes marciais um meio de defesa e entendimento de ações estratégicas para contornar os aspectos ligados às suas fraquezas físicas, mentais e espirituais. Praticou e estudou profundamente a essência de mais de 10 estilos de artes marciais de diversas culturas, buscando sempre o conhecimento essencial ao desenvolvimento mental.
De forma prematura, começou a consumir bebidas alcóolicas aos 13 anos e, na mesma idade, iniciando seu primeiro relacionamento afetivo; aos 16 anos iniciou um relacionamento que iria resultar no nascimento de seu primeiro filho aos seus 17 anos. Relacionamento este que lhe trouxe profundo aprendizado e vivências extremas de traições, falsas acusações, agressões, dor e sofrimento. Depois de um período como militar da Polícia do Exército, e após sofrer inúmeros julgamentos dentro de casa, e para que a mãe de seus filhos, juntamente com eles tivessem onde morar com segurança, já que ela não fora mais acolhida na casa de sua mãe, decidiu sair de casa. Este foi um de seus períodos de maior aprendizado, pois, a partir daí tudo mudaria em sua forma de pensar e ver o mundo. Morando em um local abandonado no centro de Manaus, sem ter trabalho, pessoas próximas, sem ter o que comer, muita das vezes chegou a catar restos de comida nas ruas. Ali, por sobrevivência, teve que fazer amizade com todas as pessoas que faziam parte daquele ambiente; entre estas estavam assaltantes, messalinas, assassinos, homossexuais, traficantes, entre outros. Como observador nato, aprendeu o máximo que um mundo de extremos e do subúrbio poderia ensinar. Se envolvia em brigas constantes e ebriedades. Viu amigos serem assassinados, pessoas sendo agredidas, cenas de guerra urbana, pavor e desespero.
E no final desta fase, sem ter mais a disposição de andar em busca de algo melhor, com extremo esgotamento físico, mental e espiritual, em uma noite deitou-se em um local isolado e aguardou pelo que seria o fim de toda sua vida. Pelo período de 20 dias sem comer e sem beber, passou ali deitado. E em uma manhã de Domingo, ouviu uma voz dentro de si que dizia: “Levanta, este ainda não é seu tempo! Levanta porque não é o teu momento!”. E após levantar-se, ouviu outra voz, desta vez externa. E ao observar, viu a imagem de um amigo que o acolheu e lhe levou para uma igreja próxima onde lhe ajudou a recobrar as forças e a motivação. Após alguns dias veio a conhecer e se envolver no que seria sua profissão por mais de 20 anos. Iniciou no trabalho com investigação particular, aprendeu e absorveu profundo conhecimento sobre todas as aptidões relevantes à profissão e começou um período de renascença.
Retornando para seu antigo lar, após ceder uma casa com todos os meios possíveis para viver à mãe de seus filhos juntamente com seu marido, iniciou outro período de aprendizado e crescimento. Desta vez mais constante juntamente a seus filhos, mas sem muito a oferecer de amor e sabedoria afetiva. Buscou ainda mais aprendizado por meio de estudos pessoais e em universidades, observações empíricas e vivências conturbadas, mas desta vez mais consciente. Teve dolorosas e incontáveis perdas de familiares e amigos às quais lhe atribuíram, mais uma vez, dor na alma e um vazio existencial extremo. Conheceu pessoas, perdeu pessoas, sofreu humilhações, difamações, estudou, aprendeu, desaprendeu e experienciou um número grandioso de fracassos. Transcendeu a tudo o que lhe aconteceu na vida, dizendo não atribuir a ninguém a responsabilidade sobre suas dores e experiências, mas somente a si mesmo; reconhecendo tudo como parte de um processo de aprendizado, evolução e, em sua maioria, como colheita de suas escolhas.
E assim, alcançou o que, para outros, poderia parecer liberdade ou sucesso. Para ele, porém, era algo mais: era a aceitação de que escuridão e luz dançam a mesma dança, inseparáveis. Nesse ponto de estranha completude, ele olhou para si e percebeu que não havia abandonado a sombra, mas sim aprendido a ser seu próprio guia, através dela, além dela, e eternamente com ela.
Cursou bacharelado em filosofia e posteriormente em administração, bem como pós-graduções em Direito Imobiliário, Gestão em Marketing, Inteligência e Gestão Estratégica; MBA em Administração Estratégica, um curso técnico em Transações Imobiliárias e diversos cursos de especialização referentes ao empreendedorismo, à mentalidade e ao comportamento humano. Trabalhou como funcionário em poucas empresas e em sua maioria exercendo cargos de liderança.
Hoje é especialista em áreas cruciais do empreendedorismo; também é estrategista, estudante da psicanálise, mentalista, empirista e escritor. A mais de vinte anos, juntamente com o empreendedorismo, concentra a maior parte do seu tempo e esforço dedicado ao estudo da mente e do comportamento humano, integrando ciência e compreensão humana empírica para promover autoconhecimento, transformação e equilíbrio emocional para seu auxílio e, consequentemente, auxiliar outras pessoas a se autoconhecerem e a entenderem os padrões inconscientes que influenciam suas escolhas, comportamentos e relacionamentos, com o objetivo de promover mudanças reais e sustentáveis em suas vidas, bem como moldar personalidades resilientes, determinadas e conscientes no intuito de implantar o sucesso na vida pessoal e profissional.
Profissionalmente, como já citado, atuou em diversos nichos de mercado, mas sobretudo como corretor de imóveis por quase duas décadas, possuindo diversos livros publicados sobre o setor imobiliário. Ajudou investidores e profissionais a tomar decisões mais inteligentes, se especializou em investimentos imobiliários e com todo o conhecimento adquirido desenvolveu um método próprio que passou a usar com muito sucesso e que se tornou uma de suas ferramentas de empreendedorismo. Fundou o Grupo Nexo Capital, vinculando diversas empresas, ações e investimentos em diversos setores do empreendedorismo no Brasil e no mundo.
A partir de todo conhecimento empírico adquirido na vida, nas observações de vida de outras pessoas, nos estudos e pesquisas sobre a mente e o comportamento humano, ele trabalha hoje atrelando tudo isso a raciocínios e ações estratégicas, dando ênfase à absorção do conhecimento de forma a gerar uma mentalidade instintiva e usar táticas de estratégias e conflitos para vencer obstáculos na vida pessoal e profissional.
Tem levado esta forma de pensar, viver e agir para direcionar pessoas a soluções estratégicas de resolução de conflitos pessoais ou profissionais por meio de palestras e individualmente. Não se tratando de cursos ou mentorias, mas sim de exemplo de vida e insights que abrem a visão para questionamentos de padrões improdutivos que gerem a vida daqueles que, de alguma forma, não conseguem conquistar o que almejam.
"O conhecimento te dá segurança, refina tua imagem pessoal e profissional, expande tua importância na sociedade, te preserva de esforços físicos, te dá valor e te torna indispensável".
Frank Douglas